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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

            A EMEI Dona Leonor Mendes de Barros é uma escola de Educação Infantil   fundada em 1968. Na época recebeu o nome de Parque Infantil Municipal “Dona Leonor Mendes de Barros” em homenagem à primeira dama Paulista esposa do então governador Ademar de Barros. Foi regulamentada através do decreto nº 1242, de 03 de setembro de 1968. A denominação Parque Infantil deixou de vigorar a partir do ano de 1994, passando a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Dona Leonor Mendes de Barros”. A escola foi a segunda Escola de Educação Infantil a ser criada na cidade. Na época foi criada para atender as crianças do Bairro que ainda não possuía escola de educação Infantil.
            A escola atende crianças de quatro e cinco anos (Pré I e Pré II) em períodos parciais. Está localizada na Barra Funda, um dos Bairros mais antigos da cidade. É um Bairro carente, com a concentração maior de famílias de classe média – baixa e baixa, a maioria das famílias são assalariadas, muitos são autônomos, empregadas domésticas, trabalham em pequenos comércios próprios, e a grande maioria trabalham em usinas. É um bairro residencial, porém, possui vários pontos comerciais diversificados. A comunidade é pouco participativa na escola. A nossa escola é localizada ao lado de uma igreja católica, esta mantém um bom relacionamento com a escola. Em algumas ocasiões a igreja utiliza o espaço da escola para trabalhos com a comunidade dessa forma, a escola também conta com o apoio da igreja utilizando o espaço do salão de festas quando necessário. Isso contribui para o contato e aproximação com a comunidade.
            A estrutura Física da escola está em bom estado, apesar de ser uma construção bastante antiga, atualmente tem passado por ampliações e pequenas reformas. A escola ainda necessita de ampliações, tais como: A construção de uma nova cozinha, um refeitório, uma diretoria e uma biblioteca. Também há necessidade da construção de uma quadra coberta para as aulas de Educação física. A construção de um muro é a necessidade mais urgente para resolver problemas com a ação de vândalos e para garantir maior segurança dos alunos.
            A escola possui funcionários capacitados para garantir a qualidade no atendimento dos alunos. Conta atualmente com uma merendeira, uma auxiliar de merendeira, quatro auxiliares de serviços diversos, uma funcionária readaptada que atua na função de inspetora de alunos e uma escriturária. Todos os funcionários são efetivos. Também contamos com nove professoras, todas efetivas, com formação em nível superior, além de um professor de Educação Física, contratado (eventual), para garantir o trabalho lúdico na Educação Infantil. A Direção e Assistente de Direção são profissionais com nível superior, professoras efetivas na rede municipal, afastadas em cargos comissionados.
A escola é mantida pela Prefeitura Municipal e jurisdicionada pelo Departamento Municipal de Educação. Esse por sua vez, acompanha todo o trabalho da escola orientando e dando suporte técnico e pedagógico necessário.
            A Escola segue orientação do Departamento de Educação, que por sua vez dá autonomia na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico, porém, baseando no currículo que rege os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. É o Departamento de Educação também que em escolhe após discussões e acordo com os professores da rede, o material didático a ser trabalhado. Atualmente o material adotado é o sistema Aprende Brasil – Editora Positivo. Recentemente também foi adotado o Projeto Mind Lab ( Mentes Inovadoras).
            Todo início de ano, através de reunião de pais, a direção e coordenação discutem com os pais sobre os principais problemas da escola e levam ao conhecimento dos mesmos a existência do Projeto Político Pedagógico da Escola e sua função. Em seguida, a equipe escolar se reúne para a elaboração das metas e planos de ação para o ano. O que se almeja para a escola, e como agir para que os objetivos sejam alcançados.
            Durante todo o decorrer do ano os pais são conscientizados sobre a importância da participação dos mesmos na elaboração do Projeto Político da Escola e no acompanhamento de todo trabalho realizado durante o ano, além da importância dessa participação para o desenvolvimento do seu filho.
             A escola possui conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres, ativos. Estes colaboram no processo desde as sugestões e acompanhamento na movimentação dos recursos financeiros da escola, bem como verbas próprias e PDDE, até a prestação de contas.
            A Prefeitura Municipal doa todo material básico a todos os alunos, além de uniformes completos e mochilas. A escola recebe também uma verba mensal repassada pela prefeitura municipal para pequenas despesas com manutenção.
            Através de pesquisas realizadas recentemente na escola, com a comunidade escolar, os Pais, de uma maneira geral, desejam para os filhos uma Educação de qualidade, que prepare seus filhos para o futuro e que garanta uma educação alicerçada em valores, ética e responsabilidade. Também foram apontados alguns problemas que consideramos importantes. Alguns problemas de ordem material no que diz respeito à necessidade de reformas e ampliações da escola. Porém, um dos problemas apresentados que realmente nos faz refletir é a ausência de responsabilidade de muitos pais. Surge então, a necessidade de buscar cada vez mais a participação dos pais na escola, e a conscientização dos mesmos da importância da presença e de acompanhamento constante na vida escolar de seus filhos. Levando cada membro da equipe escolar a refletir e assumir de fato suas funções para garantir assim a melhoria na qualidade da educação que tanto almejamos. Como resultado de discussões, a  escola já pensou e elaborou alguns projetos para trabalhar com os principais problemas e garantir uma educação que os pais almejam para seus filhos. São Eles: Projeto Reunião de Pais, Projeto: ResgatandoValores – “Plantando sementinhas e colhendo flores”, Projeto: Inclusão, Projeto Aniversariantes do Mês, Projeto Artes – Pequenos Artistas Pintando o Sete, Colorindo Sonhos com Grandes Olhares.”, Projeto: Brincadeiras, Projeto: Música.
            Alguns pontos fortes da escola: A melhoria da qualidade da merenda escolar foi lembrada várias vezes na pesquisa. O carinho, dedicação e respeito com os alunos por parte de toda a equipe também foi destacado. Os Projetos realizados pela escola também foram bastante elogiados. A participação com brilhantismo da escola em diversos eventos são motivos de orgulho para todos.
            A escola não possui nota do IDEB por ser uma escola de Educação Infantil, e ainda não participa de desse modelo de avaliação.
            O nosso Projeto Político Pedagógico de acordo com a nova Proposta, reconhece a criança como um ser com uma bagagem de experiências que  deve ser respeitada. Através disso, procuramos pensar uma proposta que garanta a continuidade na construção de seus conhecimentos partindo do que a criança já sabe, respeitando também a evolução individual de cada um, dentro de seus limites e potencialidades. Dessa forma, a nossa escola busca ser um ambiente acolhedor e inclusivo, garantindo acesso a todos procurando adequar a escola às necessidades de cada um.
A escola tem o compromisso com o desenvolvimento da criança como um todo (físico, cognitivo e afetivo). Portanto, tem como objetivos:
             I – Oferecer condições para o desenvolvimento sócio afetivo e cognitivo de forma integrada;
            II – Garantir o passo inicial na construção de seus conhecimentos sistematizados e contribuindo para a formação de cidadãos críticos, participativos e confiantes.
III – Proporcionar uma educação de qualidade à todas as crianças.
IV - Modificar as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade mais justa e tolerante frente às diferenças.
         Uma das principais metas da escola é:
Envolver a família, buscando a conscientização da mesma no processo do desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo da criança.
A escola tem evoluído muito no decorrer dos anos. Sabemos que só é possível a melhoria na qualidade da educação quando toda a comunidade escolar estiver unida, na mesma sintonia, na busca por uma educação de qualidade. Portanto, cada um deve fazer a sua parte, família e escola juntas por uma educação melhor a cada dia.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

HISTÓRICO DA ESCOLA: EMEI DONA LEONOR MENDES DE BARROS

A

A nossa escola está localizada no Bairro Barra Funda, um dos Bairros mais antigos da cidade. É um Bairro bem diversificado. A EMEI Dona Leonor Mendes de Barros, foi inaugurada no dia 17 de setembro de 1966, pelo então prefeito Municipal Sr. Jaime Monteiro, ocupando o local da antiga Praça José Simões. As instalações comportavam: salas de aula, cozinha, pátio coberto (refeitório) e administração, além de duas piscinas e área de playground.
Na inauguração estiveram presentes diversas autoridades, entre elas: Walter Lobo, cidadão Paraguaçuense, Edmundo Monteiro, diretor dos “Diários Associados”, além de prefeitos da região.
A escola recebeu o nome de Parque Infantil Municipal “Dona Leonor Mendes de Barros” em homenagem à primeira dama Paulista esposa do então governador Ademar de Barros. Foi regulamentada através do decreto nº 1242, de 03 de setembro de 1968. A denominação Parque Infantil deixou de vigorar a partir do ano de 1994, passando a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Dona Leonor Mendes de Barros”.
A Unidade Escolar é mantida pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista/SP e jurisdicionada pelo Departamento Municipal de Educação. A escola atende crianças de quatro e cinco anos (Pré I e Pré II), respectivamente, em dois períodos parciais (manhã e Tarde). Atende ultimamente 158 crianças, distribuídas em nove turmas. A escola possui nove professoras, um professor de Educação Física, uma diretora, uma Assistente de Direção, uma secretária, uma professora readaptada, que exerce a função de apoio, uma merendeira e uma auxiliar, uma merendeira readaptada que exerce a função de inspetora, e três auxiliares de serviços diversos. Apesar de ser um prédio bastante antigo, está bem conservado. Houve algumas ampliações e melhorias, e ainda há projeções para futuras reformas. A escola não possui quadra esportiva, mas possui um pequeno cimentado para atividades recreativas, um amplo espaço arborizado com playground. A escola possui laboratório de informática para os alunos, com acesso a internet, sala de jogos e brinquedos, e um pequeno pátio coberto para eventos, possui também seis salas de aula, uma cozinha, uma despensa, sanitários femininos e masculinos adequados à idade, refeitório, diretoria, secretaria, sala de professores e sala de espera. A escola possui equipamentos, recursos materiais diversos, e uma boa diversidade de livros.
As professoras participam de HTPCs semanalmente para discussões e estudos pedagógicos, e participam de capacitações promovidas pelo departamento de Educação. A escola trabalha com o sistema Aprende Brasil, adotado pelo Município neste ano de 2011, e ainda conta com o Projeto Mid Lab (Mentes Inovadoras).
As reuniões de Pais são bimestrais. A escola também promove palestras, e eventos comemorativos com a participação da família.
A escola tem como Objetivo Geral o compromisso com o desenvolvimento da criança como um todo (físico, cognitivo e afetivo) e também no seu papel social, de tornar-se um espaço acolhedor e inclusivo. Portanto, tem como objetivos: I – Oferecer condições para o desenvolvimento sócio afetivo e cognitivo de forma integrada;
II – Garantir o passo inicial na construção de seus conhecimentos sistematizados e contribuindo para a formação de cidadãos críticos, participativos e confiantes.
III – Proporcionar uma educação de qualidade à todas as crianças.
IV - Modificar as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade mais justa e tolerante frente as diferenças.
A escola Trabalha com os seguintes Projetos coletivos no ano de 2011:
  • Projeto:( Brincadeiras e jogos).
Tema: Com o brincar se aprende.

  • Projeto: Aniversariantes do Mês

  • Projeto: “RESGATANDO VALORES”
Tema: “Plantando sementinhas e colhendo flores”

  • Projeto: PARTILHANDO SABERES – “Pais e Comunidade na Escola”

  • Projeto: “APRENDENDO A LIDAR COM AS DIFERENÇAS”
TEMA: Escola Acolhedora:Um Compromisso Social, Moral e Ético”
  • Projeto Artes: Tema: Nós os artistas pintando o sete, colorindo sonhos com novos olhares.
  • Projeto: Reunião de pais

A escola conta ainda com a APM (Associação de Pais e Mestres) e o conselho de escola, para a tomada de decisões coletivas e acompanhamento da administração e aplicação de recursos.
A escola possui Regimento Escolar e Proposta Pedagógica dentro de um Projeto Político Pedagógico focado na gestão participativa buscando a participação de toda a comunidade escolar.

terça-feira, 26 de julho de 2011

O papel do diretor

Como um maestro, o líder da equipe concilia o trabalho pedagógico com o administrativo

É possível fazer uma comparação entre o trabalho de um maestro e o de um diretor de escola. Ambos são líderes e regem uma equipe. O primeiro segue a partitura e é responsável pelo andamento e pela dinâmica da música. O segundo administra leis e normas e cuida da dinâmica escolar. Os dois servem ao público, mas a platéia do "regente-diretor" não se restringe a bater palmas ou vaiar. Ela é formada por uma comunidade que participa da cena educacional.

Mais do que um administrador que cuida de orçamentos, calendários, vagas e materiais, quem dirige a escola precisa ser um educador. E isso significa estar ligado ao cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Só assim ele se torna um líder, e não apenas alguém com autoridade burocrática. Para Antônio Carlos Gomes da Costa, pedagogo e consultor, há três perfis básicos nessa função:

O administrador escolar 
- mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos;

O pedagógico - valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente;

O sociocomunitário - preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala.

Como é muito difícil ter todas essas características, o importante é saber equilibrá-las, com colaboradores que tenham talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.

O que ele faz
Incentiva iniciativas inovadoras.

Elabora planos diários e de longo prazo visando à melhoria da escola.

Gerencia os recursos financeiros e humanos.

Assegura a participação da comunidade na escola.

Identifica as necessidades da instituição e busca soluções.

FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/papel-diretor-423393.shtml

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um bom gestor muda a escola

José Manuel Moran
Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância*


Por que escolas semelhantes são, muitas vezes, tão diferentes?. Vemos escolas com o mesmo orçamento, os mesmos recursos, que atendem o mesmo público, ficam no mesmo bairro, e mostram resultados bem discrepantes.

O que é essencial para ter uma escola diferenciada?. Uma boa escola começa com um bom gestor. Muitos excelentes professores são maus gestores, administradores. O bom gestor é fundamental para dinamizar a escola, para buscar caminhos, para motivar todos os envolvidos no processo.

No meio de tantas escolas públicas com tantos problemas, visitei várias vezes uma escola municipal da periferia de São Paulo. A escola era simples, com um clima cordial entre os professores e funcionários. A maioria está lá há muito tempo. Qual o segredo? O diretor. Um homem dinâmico, acolhedor e que conversa com professores e alunos, atrai pessoas da comunidade para apoiar a escola. Não tem grandes recursos, tem pessoas motivadas, unidas pela amizade e o carisma do gestor. Um bom gestor muda uma escola. “Uma direção motivada, orientada por metas claras compartilhadas com professores, pais e alunos é onde tudo começa. Devido às baixas condições de trabalho, o que vemos, no Brasil, especialmente na periferia das grandes cidades, é uma alta rotatividade de diretores e de professores, além de um excesso de faltas; há diretores que não ficam mais do que um ano à frente de uma escola. Não se premia quem se esforça nem se pune quem demonstra baixo desempenho e, para completar, o envolvimento dos pais é pequeno e o currículo, desinteressante”.[1]

O exemplo de Gary Wilson, que recuperou sete escolas públicas carentes, é fundamental para enxergar os caminhos da nova gestão escolar. “Em 2000, a Lochburn Middle School, escola do distrito de Clover Park, no estado de Washington, estava para fechar as portas: o rendimento de seus 800 alunos era muito inferior ao mínimo exigido pela avaliação externa feita periodicamente pelo governo. Em um dia normal, raramente a presença dos alunos chegava a 50%. Os professores, havia muito, tinham desistido de ensinar. Hoje essa unidade é um modelo de escola bem-sucedida. O que aconteceu nesse período? A escola foi praticamente "adotada" pela comunidade: sindicatos, igrejas, estabelecimentos comerciais e entidades não governamentais começaram a participar do processo de ensino e aprendizagem entrando na sala de aula para ajudar estudantes que tinham dificuldades, assumindo a responsabilidade de orientar os jovens durante a sua trajetória escolar até a universidade. Grandes e pequenas empresas doam dinheiro e recursos materiais para que nada falte aos alunos”[2] .

O trabalho primeiro do gestor Gary Wilson é motivar professores, funcionários e alunos, valorizando-os, escutando-os e depois traçando um plano de ação focando o que é prioritário. Depois envolve as lideranças do bairro, os meios de comunicação locais e o trabalho voluntário de tutoria da comunidade. Se escolas condenadas se recuperaram, qualquer escola pode ser atuante, inovadora.

Uma escola que se articula efetivamente com os pais (associação de pais), com a comunidade, que incorpora os saberes da comunidade, que presta serviços e aprende com ela.

Uma escola que prepara os professores para um ensino focado na aprendizagem viva, criativa, experimentadora, presencial-virtual, com professores menos “falantes”, mais orientadores, ajudando a aprender fazendo; com menos aulas informativas e mais atividades de pesquisa, experimentação, projetos; com professores que desenvolvem situações instigantes, desafios, solução de problemas, jogos.

Uma escola que fomenta redes de aprendizagem, entre professores das mesmas áreas, e, principalmente, entre alunos; que aprendem com os pares. O aluno aprende com o colega, o mais experiente ajuda ao que tem mais dificuldades. Como nos projetos aluno-monitor (da Microsoft).

Uma escola com apoio de grandes bases de dados multimídia, de multi-textos de grande impacto (narrativas, jogos de grande poder de sensibilização), com acesso a muitas formas de pesquisa, de desenvolvimento de projetos.

Uma escola que privilegia a relação com os alunos, a afetividade, a motivação, a aceitação, o conhecimento das diferenças. Que envolve afetivamente os alunos, dá suporte emocional, que leva a que os alunos acreditem em si mesmos.

sábado, 2 de julho de 2011

Convite à Cirandar...


Olá pessoal!
Estou inaugurando meu primeiro Blog.
Vamos juntos cirandar pos vários assuntos. 
Educação é coisa séria. Você Professor ou Gestor Escolar, que tem o comprometimento com a qualidade da Educação, está convidado a entrar nesta Ciranda...
Beijocas‼

A escola

"Escola é...

o lugar onde se faz amigos

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente, o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de
ilha cercada de gente por todos os lados

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se
amarrar nela!

Ora , é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz."



de Paulo Freire