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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

            A EMEI Dona Leonor Mendes de Barros é uma escola de Educação Infantil   fundada em 1968. Na época recebeu o nome de Parque Infantil Municipal “Dona Leonor Mendes de Barros” em homenagem à primeira dama Paulista esposa do então governador Ademar de Barros. Foi regulamentada através do decreto nº 1242, de 03 de setembro de 1968. A denominação Parque Infantil deixou de vigorar a partir do ano de 1994, passando a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Dona Leonor Mendes de Barros”. A escola foi a segunda Escola de Educação Infantil a ser criada na cidade. Na época foi criada para atender as crianças do Bairro que ainda não possuía escola de educação Infantil.
            A escola atende crianças de quatro e cinco anos (Pré I e Pré II) em períodos parciais. Está localizada na Barra Funda, um dos Bairros mais antigos da cidade. É um Bairro carente, com a concentração maior de famílias de classe média – baixa e baixa, a maioria das famílias são assalariadas, muitos são autônomos, empregadas domésticas, trabalham em pequenos comércios próprios, e a grande maioria trabalham em usinas. É um bairro residencial, porém, possui vários pontos comerciais diversificados. A comunidade é pouco participativa na escola. A nossa escola é localizada ao lado de uma igreja católica, esta mantém um bom relacionamento com a escola. Em algumas ocasiões a igreja utiliza o espaço da escola para trabalhos com a comunidade dessa forma, a escola também conta com o apoio da igreja utilizando o espaço do salão de festas quando necessário. Isso contribui para o contato e aproximação com a comunidade.
            A estrutura Física da escola está em bom estado, apesar de ser uma construção bastante antiga, atualmente tem passado por ampliações e pequenas reformas. A escola ainda necessita de ampliações, tais como: A construção de uma nova cozinha, um refeitório, uma diretoria e uma biblioteca. Também há necessidade da construção de uma quadra coberta para as aulas de Educação física. A construção de um muro é a necessidade mais urgente para resolver problemas com a ação de vândalos e para garantir maior segurança dos alunos.
            A escola possui funcionários capacitados para garantir a qualidade no atendimento dos alunos. Conta atualmente com uma merendeira, uma auxiliar de merendeira, quatro auxiliares de serviços diversos, uma funcionária readaptada que atua na função de inspetora de alunos e uma escriturária. Todos os funcionários são efetivos. Também contamos com nove professoras, todas efetivas, com formação em nível superior, além de um professor de Educação Física, contratado (eventual), para garantir o trabalho lúdico na Educação Infantil. A Direção e Assistente de Direção são profissionais com nível superior, professoras efetivas na rede municipal, afastadas em cargos comissionados.
A escola é mantida pela Prefeitura Municipal e jurisdicionada pelo Departamento Municipal de Educação. Esse por sua vez, acompanha todo o trabalho da escola orientando e dando suporte técnico e pedagógico necessário.
            A Escola segue orientação do Departamento de Educação, que por sua vez dá autonomia na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico, porém, baseando no currículo que rege os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. É o Departamento de Educação também que em escolhe após discussões e acordo com os professores da rede, o material didático a ser trabalhado. Atualmente o material adotado é o sistema Aprende Brasil – Editora Positivo. Recentemente também foi adotado o Projeto Mind Lab ( Mentes Inovadoras).
            Todo início de ano, através de reunião de pais, a direção e coordenação discutem com os pais sobre os principais problemas da escola e levam ao conhecimento dos mesmos a existência do Projeto Político Pedagógico da Escola e sua função. Em seguida, a equipe escolar se reúne para a elaboração das metas e planos de ação para o ano. O que se almeja para a escola, e como agir para que os objetivos sejam alcançados.
            Durante todo o decorrer do ano os pais são conscientizados sobre a importância da participação dos mesmos na elaboração do Projeto Político da Escola e no acompanhamento de todo trabalho realizado durante o ano, além da importância dessa participação para o desenvolvimento do seu filho.
             A escola possui conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres, ativos. Estes colaboram no processo desde as sugestões e acompanhamento na movimentação dos recursos financeiros da escola, bem como verbas próprias e PDDE, até a prestação de contas.
            A Prefeitura Municipal doa todo material básico a todos os alunos, além de uniformes completos e mochilas. A escola recebe também uma verba mensal repassada pela prefeitura municipal para pequenas despesas com manutenção.
            Através de pesquisas realizadas recentemente na escola, com a comunidade escolar, os Pais, de uma maneira geral, desejam para os filhos uma Educação de qualidade, que prepare seus filhos para o futuro e que garanta uma educação alicerçada em valores, ética e responsabilidade. Também foram apontados alguns problemas que consideramos importantes. Alguns problemas de ordem material no que diz respeito à necessidade de reformas e ampliações da escola. Porém, um dos problemas apresentados que realmente nos faz refletir é a ausência de responsabilidade de muitos pais. Surge então, a necessidade de buscar cada vez mais a participação dos pais na escola, e a conscientização dos mesmos da importância da presença e de acompanhamento constante na vida escolar de seus filhos. Levando cada membro da equipe escolar a refletir e assumir de fato suas funções para garantir assim a melhoria na qualidade da educação que tanto almejamos. Como resultado de discussões, a  escola já pensou e elaborou alguns projetos para trabalhar com os principais problemas e garantir uma educação que os pais almejam para seus filhos. São Eles: Projeto Reunião de Pais, Projeto: ResgatandoValores – “Plantando sementinhas e colhendo flores”, Projeto: Inclusão, Projeto Aniversariantes do Mês, Projeto Artes – Pequenos Artistas Pintando o Sete, Colorindo Sonhos com Grandes Olhares.”, Projeto: Brincadeiras, Projeto: Música.
            Alguns pontos fortes da escola: A melhoria da qualidade da merenda escolar foi lembrada várias vezes na pesquisa. O carinho, dedicação e respeito com os alunos por parte de toda a equipe também foi destacado. Os Projetos realizados pela escola também foram bastante elogiados. A participação com brilhantismo da escola em diversos eventos são motivos de orgulho para todos.
            A escola não possui nota do IDEB por ser uma escola de Educação Infantil, e ainda não participa de desse modelo de avaliação.
            O nosso Projeto Político Pedagógico de acordo com a nova Proposta, reconhece a criança como um ser com uma bagagem de experiências que  deve ser respeitada. Através disso, procuramos pensar uma proposta que garanta a continuidade na construção de seus conhecimentos partindo do que a criança já sabe, respeitando também a evolução individual de cada um, dentro de seus limites e potencialidades. Dessa forma, a nossa escola busca ser um ambiente acolhedor e inclusivo, garantindo acesso a todos procurando adequar a escola às necessidades de cada um.
A escola tem o compromisso com o desenvolvimento da criança como um todo (físico, cognitivo e afetivo). Portanto, tem como objetivos:
             I – Oferecer condições para o desenvolvimento sócio afetivo e cognitivo de forma integrada;
            II – Garantir o passo inicial na construção de seus conhecimentos sistematizados e contribuindo para a formação de cidadãos críticos, participativos e confiantes.
III – Proporcionar uma educação de qualidade à todas as crianças.
IV - Modificar as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade mais justa e tolerante frente às diferenças.
         Uma das principais metas da escola é:
Envolver a família, buscando a conscientização da mesma no processo do desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo da criança.
A escola tem evoluído muito no decorrer dos anos. Sabemos que só é possível a melhoria na qualidade da educação quando toda a comunidade escolar estiver unida, na mesma sintonia, na busca por uma educação de qualidade. Portanto, cada um deve fazer a sua parte, família e escola juntas por uma educação melhor a cada dia.