♥Passaram por Aqui ♥

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

HISTÓRICO DA ESCOLA: EMEI DONA LEONOR MENDES DE BARROS

A

A nossa escola está localizada no Bairro Barra Funda, um dos Bairros mais antigos da cidade. É um Bairro bem diversificado. A EMEI Dona Leonor Mendes de Barros, foi inaugurada no dia 17 de setembro de 1966, pelo então prefeito Municipal Sr. Jaime Monteiro, ocupando o local da antiga Praça José Simões. As instalações comportavam: salas de aula, cozinha, pátio coberto (refeitório) e administração, além de duas piscinas e área de playground.
Na inauguração estiveram presentes diversas autoridades, entre elas: Walter Lobo, cidadão Paraguaçuense, Edmundo Monteiro, diretor dos “Diários Associados”, além de prefeitos da região.
A escola recebeu o nome de Parque Infantil Municipal “Dona Leonor Mendes de Barros” em homenagem à primeira dama Paulista esposa do então governador Ademar de Barros. Foi regulamentada através do decreto nº 1242, de 03 de setembro de 1968. A denominação Parque Infantil deixou de vigorar a partir do ano de 1994, passando a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Dona Leonor Mendes de Barros”.
A Unidade Escolar é mantida pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista/SP e jurisdicionada pelo Departamento Municipal de Educação. A escola atende crianças de quatro e cinco anos (Pré I e Pré II), respectivamente, em dois períodos parciais (manhã e Tarde). Atende ultimamente 158 crianças, distribuídas em nove turmas. A escola possui nove professoras, um professor de Educação Física, uma diretora, uma Assistente de Direção, uma secretária, uma professora readaptada, que exerce a função de apoio, uma merendeira e uma auxiliar, uma merendeira readaptada que exerce a função de inspetora, e três auxiliares de serviços diversos. Apesar de ser um prédio bastante antigo, está bem conservado. Houve algumas ampliações e melhorias, e ainda há projeções para futuras reformas. A escola não possui quadra esportiva, mas possui um pequeno cimentado para atividades recreativas, um amplo espaço arborizado com playground. A escola possui laboratório de informática para os alunos, com acesso a internet, sala de jogos e brinquedos, e um pequeno pátio coberto para eventos, possui também seis salas de aula, uma cozinha, uma despensa, sanitários femininos e masculinos adequados à idade, refeitório, diretoria, secretaria, sala de professores e sala de espera. A escola possui equipamentos, recursos materiais diversos, e uma boa diversidade de livros.
As professoras participam de HTPCs semanalmente para discussões e estudos pedagógicos, e participam de capacitações promovidas pelo departamento de Educação. A escola trabalha com o sistema Aprende Brasil, adotado pelo Município neste ano de 2011, e ainda conta com o Projeto Mid Lab (Mentes Inovadoras).
As reuniões de Pais são bimestrais. A escola também promove palestras, e eventos comemorativos com a participação da família.
A escola tem como Objetivo Geral o compromisso com o desenvolvimento da criança como um todo (físico, cognitivo e afetivo) e também no seu papel social, de tornar-se um espaço acolhedor e inclusivo. Portanto, tem como objetivos: I – Oferecer condições para o desenvolvimento sócio afetivo e cognitivo de forma integrada;
II – Garantir o passo inicial na construção de seus conhecimentos sistematizados e contribuindo para a formação de cidadãos críticos, participativos e confiantes.
III – Proporcionar uma educação de qualidade à todas as crianças.
IV - Modificar as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade mais justa e tolerante frente as diferenças.
A escola Trabalha com os seguintes Projetos coletivos no ano de 2011:
  • Projeto:( Brincadeiras e jogos).
Tema: Com o brincar se aprende.

  • Projeto: Aniversariantes do Mês

  • Projeto: “RESGATANDO VALORES”
Tema: “Plantando sementinhas e colhendo flores”

  • Projeto: PARTILHANDO SABERES – “Pais e Comunidade na Escola”

  • Projeto: “APRENDENDO A LIDAR COM AS DIFERENÇAS”
TEMA: Escola Acolhedora:Um Compromisso Social, Moral e Ético”
  • Projeto Artes: Tema: Nós os artistas pintando o sete, colorindo sonhos com novos olhares.
  • Projeto: Reunião de pais

A escola conta ainda com a APM (Associação de Pais e Mestres) e o conselho de escola, para a tomada de decisões coletivas e acompanhamento da administração e aplicação de recursos.
A escola possui Regimento Escolar e Proposta Pedagógica dentro de um Projeto Político Pedagógico focado na gestão participativa buscando a participação de toda a comunidade escolar.